quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Há uma grande ideia por trás deste pequeno protótipo

Finalmente após várias pesquisas e empecilhos, podemos dizer que nosso protótipo está pronto!!!

No dia 11/02/2014 o grupo se encontrou para montar o protótipo. Tudo ocorreu como previsto, as medidas da caixa, o comportamento do gás e questões de segurança. Todos os problemas desenvolvimento foram solucionados e pode-se afirmar que tal projeto poderia ser implantado em uma residência. Abaixo seguem vídeos que mostram o funcionamento de nosso exaustor sensível a gás:


Esta filmagem mostra o funcionamento da ventoinha quando acionada pelo gás (butano) do isqueiro: Ela liga logo ao perceber a presença deste elemento explosivo e desliga 3 segundos depois da não detecção (para garantir a exaustão total)




Esta parte retrata o funcionamento de um dispositivo de segurança que impede a ventilação de um ambiente em caso de incêndio (o que evita que as chamas sejam alimentadas com mais oxigênio). Ele constitui de um sensor de chama (ativado pela frequência de luz da mesma) que, em caso de fogo, impede o funcionamento do exaustor.


Por último foi realizado um teste geral para mostrar que nosso aparato funciona nas condições de uma residência comum que apresenta pequenos buracos para a entrada de ar. Estes furos estão representados pela pequena abertura existente entre a placa de acrílico e a caixa de madeira.



O relatório final

Infelizmente devido ao grande número das atividades escolares não se foi possível dar início ao desenvolvimento deste. Provavelmente ele será desenvolvido nos dias 21, 22 e 23 do mês de fevereiro, quando deverá ter acabado a maioria das provas dos integrantes.

Apresentação do projeto

Na aula deste dia 11, determinou-se que nosso grupo, a equipe equipada, apresentará o protótipo no dia 17/02/2014. Para isso será necessário a preparação de um Power Point que resumi nosso processo de desenvolvimento.

Este será produzido por Renan Bueno que poderá requisitar ajuda para os outros integrantes do grupo.

Um comentário: